Consciência coletiva para exigir o cumprimentos das leis

Por Thayany Melis

Ter acesso à educação, à saúde e ao trabalho. Respeitar o pensamento do próximo e agir dentro da Lei. Esses são alguns dos direitos e deveres do cidadão que a Constituição Federal prevê, sendo válidos para todos, independentemente da condição social, cor, etnia, orientação sexual ou religião. Para que sua cidadania seja exercida de maneira correta, é importante ter consciência de seus direitos e colocar em prática seus deveres.

Refletir sobre direitos e deveres visa conscientizar o coletivo sobre o significado de estar alerta às leis e seus benefícios. Atualmente, o cenário social e político em que nossa sociedade se encontra não é dos melhores. As reivindicações pôr direitos têm aumentado cada vez mais. São diversas manifestações que acontecem nas redes sociais e nas ruas para pedir o cumprimento das Leis.

É uma via de mão dupla saber utilizar da nossa liberdade de expressão, de posicionamento, de representação, sem deixar de cumprir nossas obrigações. Os direitos e deveres não podem andar separados, até para garantir o controle dos direitos e cobrar do Estado que sejam prioridade nos governos. Ao mesmo tempo, é preciso saber quais são seus deveres para contribuir com o desenvolvimento do país e com o bem comum. Afinal, quando cada um cumpre suas obrigações, permite que outros exercitem seus direitos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s