O dever de buscar nossos direitos

Por Luhan Alves

Como prevê a Constituição Federal, o cidadão brasileiro tem uma série de direitos garantidos por lei. Do mesmo modo, necessita cumprir deveres também pré-estabelecidos, sob o risco de pagar multas e até mesmo de ser preso. Ter acesso à educação, à saúde, ao trabalho, respeitar o pensamento do próximo e agir dentro da lei são alguns dos privilégios e obrigações de todos.

O tema Direitos e Deveres, que será abordado na Revista Veiga +, é um assunto importante para a sociedade brasileira. O país vem de uma onda crescente de manifestações políticas e sociais, com o povo mais presente nas ruas e buscando seus benefícios. Um exemplo claro dessa busca foram as manifestações de Junho de 2013, que iniciaram com a contestação ao aumento na tarifa dos transportes públicos. O movimento tomou proporções maiores do que o objetivo inicial, as pessoas foram protestar pela situação geral do Brasil.

Às vezes, o indivíduo se vê privado de usufruir de seus direitos porque vive cercado de preconceitos. É incrível como ainda encontramos pessoas que se sentem no direito de impedir as outras de viverem uma vida normal só porque não pertencem à mesma classe social, raça ou religião. Nós, cidadãos brasileiros, temos privilégios e devemos fazê-los valer, independentemente do que temos ou somos. O que podemos observar ultimamente é uma conscientização maior por parte da população brasileira sobre lutar por uma causa e protestar contra erros políticos. Mas a sociedade ainda precisa melhorar bastante nessa questão.

Como todos dentro de uma sociedade, não temos apenas privilégios, mas deveres com a nação, além de termos que lutar por direitos iguais para todos, defender a pátria,  preservar a natureza, fazer cumprir as leis e muito mais. Ser cidadão é fazer valer seus direitos e suas obrigações civis e políticas, é exercer sua cidadania. Se realmente queremos ser cidadãos plenos e conscientes, temos que lutar para que sejam cumpridas todas as normas presentes na Constituição.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s