Lutar por direitos é um dever

Por Hugo Barbosa

É evidente que todos os cidadãos têm direitos e deveres. Num momento atual tão delicado como o que vivemos no Brasil, é necessário mostrar para a população a importância de cobrar seus direitos, mas também de cumprir seus deveres. Os exemplos de obrigações para exercer cidadania vão de situações cotidianas, como não jogar o lixo no chão, respeitar as leis de trânsito, até casos não tão habituais, como fazer doações (se possível), participar de Organizações Não Governamentais (ONG’s). 

Cada vez mais são discutidos os direitos das pessoas, ainda mais por conta de um governo mais conservador nos costumes. Casos de racismo e homofobia são vistos quase diariamente em nossa sociedade, levantando ainda mais o debate. É fundamental a população ir atrás de suas garantias, se organizar e pressionar políticos a visarem o bem geral dos indivíduos.

Estas discussões e reivindicações são muito positivas e ficaram mais fortes por conta das redes sociais, que deram espaço e “voz” a todo tipo de pessoa. Se usada de forma boa, a internet pode ser muito útil na luta da busca dos direitos essenciais para se viver. E há inúmeros exemplos de organização feita de forma virtual, desde divulgações de trabalho até grupos minoritários.

Dito isso, fica claro que lutar por seus direitos e também pelos dos outros é um dever. Vá atrás, brigue, enfrente, se manifeste. Do contrário, nada acontece. E todos os direitos que foram conquistados em décadas passadas vão se perdendo a cada dia. Direitos e deveres são a base para uma sociedade, e, se garantidos, são também a essência para um mundo melhor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s