Respeito: palavra-chave para enfrentar novas demandas sociais

Por Giovanni de Biase

Os direitos e deveres da população estão cada vez mais em debate no Brasil. Novas leis foram criadas nos últimos anos para atender à demanda de reivindicações, muitas vezes, antigas. Direitos que antes não eram respeitados, hoje em dia, podem ser, no mínimo, denunciados pelas vítimas. A cobrança se faz necessária para a mudança acontecer.

É possível exigir soluções. E, para isto, é preciso conhecer os nossos direitos e deveres. Todo cidadão tem direito de ir e vir, à vida, à liberdade de expressão, à propriedade, à igualdade entre homens e mulheres, à proteção da intimidade e da vida privada e liberdade para exercer sua profissão. A violação de qualquer um destes direitos é gravíssima.

A dignidade e a qualidade de vida do cidadão são protegidas pela lei. Educação, saúde, alimentação, vestuário, trabalho, transporte, lazer e segurança são exemplos da base dos direitos do brasileiro. Porém, a discussão vai além. Todo cidadão também precisa cumprir os deveres.

Participar das eleições, pagar os impostos, proteger o patrimônio público e o meio ambiente, estar atento ao cumprimentos da lei e respeitar os direitos de outros cidadãos são exemplos de deveres. O respeito é a palavra-chave do tema. Ele que prevalece nas relações da sociedade. Quando este dever não é cumprido, é necessária a atenção de todos. Somente com uma população ativa e interessada nos assuntos públicos o país vai evoluir.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s