A política nossa de cada dia

Por Ana Carolina Aguiar

A política não é algo distante, que remete somente ao que acontece dentro do Congresso Nacional. Falar de política não é somente sobre pessoas que ocupam cargos dos três poderes. Inclusive há quem não suporte falar sobre isso. A questão é que a vida em sociedade, por si só, já é um ato político. Reconhecer a diversidade e a heterogeneidade existente nela é fundamental para se manter um ambiente democrático. 

Há 50 anos, o Brasil estava mergulhado em um ambiente autoritário, cerceado de  liberdade e censurador: a ditadura militar. Vinte anos de regime de exceção e, depois de muita luta, foi iniciado o processo de redemocratização brasileira. Em meio a esse contexto, pode-se perceber o quanto é importante a população estar politicamente consciente e atenta.

Apesar do incremento digital e do bombardeio de informações instantâneas que hoje fazem parte do cotidiano das pessoas, o que pode fomentar o acesso a conhecimentos históricos e sociológicos, atualmente tem sido vista uma tendência mundial à presença de governos conservadores e autoritários no poder – ou perto dele –, que carregam discursos discriminatórios e que segregam.

Exatamente por isso, torna-se essencial debater, dentro de uma sociedade democrática, direitos e deveres. Direitos que estamos perdendo ou estão sendo colocados em risco. Deveres que precisamos exercer para a concretização da cidadania. Direitos dos indígenas, dos refugiados, dos idosos, da comunidade LGBTQI+ e da população negra. Direito à liberdade de expressão e direitos autorais. As perspectivas são inúmeras e a política está justamente nisso: no exercício diário de direitos e deveres. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s