Coerência nos deveres, justiça nos direitos

Por Vitor Gomes

Conviver em sociedade é muito mais do que apenas “existir”. O equilíbrio em todos os aspectos é essencial. Forças fundamentais, opostas e complementares se encontram em todos os lugares. Estar inserido em um mundo onde sempre existirá o próximo é pertencer a um contexto totalmente maleável entre relações que nascem em um pequeno espaço e se expandem, ou vice-versa. Somos pautados não só pelo que nos diz respeito, mas também aos nossos semelhantes.

O Artigo I da Declaração Universal dos Direitos Humanos nos orienta: “Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade”. Mas como garantir esses dois fatores? Por via do conjunto de direitos e deveres que foram e são criados ao longo do tempo, podemos ter um início assegurado de que conseguiremos realizar essas aspirações. Culturalmente falando, é necessário passar para as próximas gerações que esse é o modo mais eficaz de se começar um mundo melhor.

Mas nem tudo é simples nesse caminho. Ao longo da história, muitos direitos e deveres foram privados de alguns grupos sociais, seja por conta de gênero, raça ou classe social. Existiram muitas lutas e reivindicações para que chegássemos onde estamos agora, e ainda há muito a se fazer, pois o intenso momento de inquietude que paira sobre as nações ameaça a boa manutenção desses valores, que, infelizmente, são ignorados por muitas vezes.

De um certo ponto de vista, é difícil enxergar uma solução para o mundo como um todo, mas, mais do que nunca, a mudança está dentro de nós. Praticar com coerência nossos deveres e usufruir justamente dos nossos direitos, tendo o vigor para que o próximo também esteja inserido nessa realidade, é fundamental para que possamos ir adiante. É necessário construir pontes em momentos difíceis para que o diálogo seja mantido, ser livres para respeitar uns aos outros e, assim, passo a passo, a partir dos nossos direitos e deveres, chegarmos mais perto de uma sociedade cada vez melhor. Essa é a chave para a prosperidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s