Em busca do respeito ao tecido democrático

Por Ana Beatriz Alvarez

Diante de uma sociedade na qual o tecido democrático é respeitado, todos têm seus direitos e deveres garantidos. A cidadania, pela etimologia concreta da palavra, é um termo que abrange todos que convivem em uma sociedade na qual o Estado lhes deve proteção e o cidadão deve respeito às leis, para que a harmonia social seja mantida.

Colocando em foco as obrigações que o governo tem com a população, os direitos do cidadão – por mais que alguns sejam interpretados parcialmente, como o direito da igualdade perante a lei, o que deixa as engrenagens do meio social lentas – permitem que o país e seu povo prosperem, não só econômica, mas principalmente intelectualmente.

O cidadão também tem seus deveres, pautados na ética e na moral de cada cultura, e seus comportamentos interferem diretamente no bem-estar social. Usando da técnica da punição, o Estado regula sua população, para garantir que todos convivam de forma benéfica ao país.

Como o ditado já diz, o limite do seu direito e o direito do outro é muito tênue. A melhor maneira para que todos estejam cientes do que são obrigados a realizar e do que precisam receber do governo é democratizando o acesso a informação. Por isso é preciso discutir e informar sobre os direitos e deveres em vários espectros, para que seja possível responder a uma questão fundamental: o que precisamos fazer e o que o estado precisa nos garantir?

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s